Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Atuação do Juiz da Infância e Juventude é tema de discussão no ES

    há 11 anos

    Débora Bazeggio e Renata Brandão

    A programação do 4º Encontro Nacional de Magistrados da Infância e da Juventude seguiu nesta sexta-feira (19). Pela manhã, o Juiz de Direito do TJSP, Daniel Issler, a Diretora-Adjunta da Escola Nacional da Magistratura, Patrícia Cerqueira, e a Juíza de Direito do TJMG, Valéria da Silva Rodrigues ministraram palestra aos mais de 100 participantes. O Encontro Nacional iniciou nesta quinta-feira (18), em Vitória (ES).

    O Juiz Daniel Issler abordou as Competências da Vara da Infância e da Juventude e Atribuições do Conselho Tutelar e a Delimitação da Atuação. As delimitações das atribuições nos casos da infância e da juventude ainda geram dúvidas no direito. Essas delimitações são importantes para realizar trabalhos de maneira mais efetiva para produzir melhores resultados, com os poucos recursos que são voltados para a jurisdição da infância e da juventude e também para outras instituições que têm o dever de atuar nessa área, disse.

    Já Patrícia Cerqueira, que é Juíza no TJBA, tratou o papel do Poder Judiciário na garantia dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes. Dentre os assuntos, os desafios da atuação do Juiz da Infância na contemporaneidade brasileira.

    A Juíza de Direito do TJMG, Valéria da Silva Rodrigues, apresentou as experiências dos Centros Integrados de Atendimento Socioeducativo no atendimento inicial do adolescente em conflito com a Lei. Acho importante rever os paradigmas de atendimento às crianças e adolescentes da mudança de uma justiça tradicional e burocrática para uma justiça real e instantânea. O adolescente tem que ser imediatamente responsabilizado pelo ato infracional, ressaltou.

    O curso vai até o início da noite de hoje e ainda tem previsto em sua programação a participação dos Magistrados Egberto Penino, Vanda de Aguiar Valadão e Inês Joaquina Sant'ana Santos Coutinho.

    • Publicações889
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atuacao-do-juiz-da-infancia-e-juventude-e-tema-de-discussao-no-es/100134016

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)